EQUIPE DE REPORTAGEM DA INTER TV CABUGI VISITA A APAC EM MACAU - Macau em Fotos - Porque quem sabe mais chega primeiro!

Ultimas Notícias

Home Top Ad

Post Top Ad

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

EQUIPE DE REPORTAGEM DA INTER TV CABUGI VISITA A APAC EM MACAU

REPORTAGEM VAI AO AR NESTA SEGUNDA ÀS 06:30 DA MANHÃ NO BOM DIA RN
Visitou nesta sexta feira (19), as instalações da APAC Macau, com intuito de divulgar o trabalho desenvolvido pela instituição. Na ocasião, foi mostrada toda a estrutura física do CRS (Centro de reintegração social), onde os presos do regime fechado mantém rotina diária de alfabetização e trabalho em oficinas de artesanato, fabricação de vassouras, sabão e laborterapia, os quais lhes dão direito a remição de pena, ou seja, a cada três dias de trabalho e/ou estudo diminui um dia de pena. Toda a organização e limpeza dos ambientes, bem como o gerenciamento é feito por meio do CSS (conselho de sinceridade e solidariedade) formado pelos próprios recuperandos. É um trabalho de valorização e respeito à dignidade humana. Quem conhece o sistema penitenciário brasileiro sabe do que se relata aqui. Na reportagem foram entrevistados  a equipe da direção da APAC/Macau e servidoras do Programa Novos Rumos na Execução Penal do Tribunal de Justiça do RN.
Histórico da APAC.
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, uma entidade jurídica sem fins lucrativos, com o objetivo de auxiliar a Justiça na execução da pena, recuperando o preso, protegendo a sociedade socorrendo as vítimas e promovendo a Justiça restaurativa.
O método apaqueano, como é conhecido, foi criado em 1972 pelo advogado brasileiro Mário Ottoboni e difundido em diversos países.  Além do Brasil, onde hoje existem mais de 100 APAC's distribuídas pelo território nacional, o método é aplicado na Alemanha, Bulgária, Cingapura, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, Eslováquia, Estados Unidos, Itália, Inglaterra, País de Gales, Honduras, Letônia, República do Malauí, México, Moldávia, Namíbia, Nova Zelândia e Noruega. A primeira APAC do Nordeste foi inaugurada em Macau em 29 de setembro de 2010 após desembargadores e juízes do RN verificarem o sucesso do sistema em Minas Gerais. Nestes quatro anos de funcionamento, a APAC/Macau tem contado vitórias, mesmo sendo um trabalho que é pouco valorizado pela sociedade em geral. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Pages